Imprimir esta página
Criando um Servidor Web #03 - Instalando o MariaDB
25 Jun

Criando um Servidor Web #03 - Instalando o MariaDB

Por 
(0 votos)

Chegamos ao nosso terceiro vídeo da série Criando um Servidor Web, e desta vez iremos falar sobre o banco de dados.

Um dos mais conhecidos é o MySQL, um banco gratuito e utilizado por milhões web afora.  Passou por uma certa desconfiança alguns anos atrás quando a Oracle a comprou, pensou-se que deixaria de ser gratuito, mas continua firme e forte até hoje.

Quando pesquisamos sobre como deixar nosso servidor com maior desempenho percebemos que o banco de dados também era um fator importante e assim chegamos ao MariaDB.

O MariaDB é um banco de dados que busca ser uma alternativa ao famoso MySQL, aliás o intuito da empresa é se manter o mais compatível possível com o banco da Oracle fazendo com que sistemas que utilizam nativamente o MySQL possam fazer a migração para o MariaDB sem problema algum, e até onde sabemos eles têm obtido sucesso nesse quesito.

Um dos pilares desse sucesso se deve ao fato de que parte dos desenvolvedores que estão por trás do MariaDB terem colaborado na criação do próprio MySQL, dentre eles Michael "Monty" Widenius o criador original.  Quem melhor para criar um banco compatível do que os próprios criadores do banco original?

Testes comparativos obtidos no próprio blog do MariaDB mostram um melhor desempenho em relação ao seu irmão mais famoso, esse pode ter sido o motivo que empresas como HP, IBM, Wikipedia entre outros tenham optado por utilizá-lo (fonte: mariadb.com).  Por isso também o escolhemos para o nosso projeto.

Fato interessante: o projeto tem esse nome (MariaDB) para continuar uma tradição.  Monty, o criador, tinha batizado o MySQL em homenagem a sua primeira filha, mas como agora a Oracle é detentora da marca ele resolveu desta vez homenagear sua filha mais nova, Maria.

Bom, confira agora nossa terceira vídeo aula da série, espero que gostem e boa aula!

Lido 11502 vezes Última modificação em Quarta, 31 Outubro 2018 18:45

twitter

facebook

google+